Por meio de parceria da unidade de saúde com o Senac – Goiás, usuários ganharam corte de cabelo e esmaltação das unhas

A Comissão de Humanização (CH) do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Goiás, proporcionou nesta quinta-feira, 4, uma manhã de beleza para os pacientes que estão internados no setor de ortopedia da unidade de saúde. Eles puderam descer para área de convivência para realizar esmaltação das unhas e corte de cabelo.

A ação faz parte do projeto Ateliê do Dia da Beleza, que tem o intuito de resgatar a autoestima dos pacientes, reduzir o estresse e diminuir os sintomas de depressão. Além das mulheres, os homens também são atendidos com cortes de cabelo e barba. “Hoje foi a primeira atividade do projeto. Nossa intenção é fazer com que os pacientes e acompanhantes se sintam amados, não só pelo cuidado assistencial, mas que saibam que Hugo tem um olhar humanizado para os usuários. Nós cuidamos do amor de alguém. Gratidão a todos que contribuíram para o projeto acontecer”, explicou a presidente da Comissão de Humanização do Hugo, Célia Regina Losano.

O paciente Murilo Evaristo Brasil, de 25 anos, foi o primeiro a descer para a área de convivência do Hugo. O jovem conta que estava agoniado para cortar o cabelo. “Foi muito bom participar do projeto. Minha aparência mudou, fiquei mais bonito e feliz. Tenho certeza que vai refletir positivamente no meu tratamento”, disse.

A zeladora Maria de Araújo Martins, 49, está internada no Hugo há 34 dias e revela que pulou de alegria ao saber da ação.“Eu sou vaidosa e faço minhas unhas todo fim de semana, por isso fiquei muito feliz. Sem contar que foi bom sair da enfermaria e ter contato com a parte externa aqui do Hugo. A manhã da beleza está aprovada”, comentou.

A supervisora de cursos do Senac – Aparecida de Goiânia, Lorrayny Carmo Lima, explica que os alunos vieram à unidade para realizar a parte prática dos cursos de técnicas de manicure/pedicure (Senac Aparecida) e de barbeiro (Senac Bufaiçal). “A parceria com o Hugo foi positiva, pois proporcionou aos alunos o desafio de trabalhar com um outro perfil de clientes, o que possibilitou um exercício do controle emocional. Além disso, é uma forma de divulgar o trabalho da instituição”, afirmou.

O coordenador do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hugo, Ramon Brandão destaca que a ação foi validada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade com base nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Avaliamos os riscos à saúde tanto do paciente quanto do trabalhador, buscando sempre garantir que os riscos biológicos sejam minimizados para não prejudicar a assistência ou prolongar ainda mais o tempo de internação do paciente”, frisou.

Durante o Ateliê do Dia da Beleza, foram realizados 16 cortes de cabelo e 15 esmaltações de unhas.

Resgate da autoestima

A gerente assistencial do Hugo, Mirian Pires, revela que a unidade também realiza um atendimento focado no bem-estar do paciente. “O Hugo enxerga o usuário como um indivíduo biopsicossocial, nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. Sabemos que cortar o cabelo e pintar as unhas mexem com a autoestima do ser humano. Com os projetos de humanização da unidade, os pacientes e acompanhantes se sentem cuidados e acolhidos. Essas ações proporcionam benefícios indescritíveis”, afirmou.

A gestora ressalta que a manhã de beleza contribui diretamente no pensamento positivo e de esperança dos pacientes, diminuindo sintomas de ansiedade. “É uma perspectiva otimista e alegre que faz toda a diferença na qualidade de vida. Sabemos da luta que é estar internado há tantos dias, e este momento de descontração deixa a fase de hospitalização mais confortável para o nosso usuário”, explicou.

A estudante Sara Leandro, de 16 anos, foi uma das pacientes que se emocionou após pintar as unhas. “Foi uma experiência muito boa para mim. Eu estou me sentindo bem melhor e minha autoestima aumentou bastante. Em alguns dias de internação, eu chorei por causa da minha aparência e hoje eu estou bem melhor e feliz”, revelou a adolescente.

Para a coordenadora de beleza/estética do Senac – GO, Bruna Freitas, participar de atendimentos à comunidade é sempre uma experiência incrível. “Levar momentos de beleza e cuidados aos pacientes do Hugo foi realizador, pois sabemos que os mesmos estão passando por momentos delicados em relação à saúde. Sabemos que esses cuidados também refletem diretamente na autoestima e auxiliam em uma recuperação mais rápida”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã