Paciente Ezequias Gomes da Silva, internado há 40 dias, toma banho de sol na área de convivência do Hugo na companhia da irmã Beta Silva

Pacientes deixaram a enfermaria por alguns minutos e desceram para a área de convivência da unidade

Para tornar a experiência do paciente mais positiva e acolhedora, a equipe multiprofissional do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), realiza, sempre que possível, banho de sol na área de convivência com aqueles pacientes que têm condições de deixar a enfermaria ou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A experiência proporciona um momento de interação e bem-estar.

Nesta semana, os pacientes Ezequias Gomes da Silva, internado há 40 dias, e Sandra Teodoro da Silva, com 28 dias de hospitalização, deixaram a enfermaria por alguns minutos e desceram para a parte externa do Hugo. Durante o banho de sol, Sandra, que mora em Brasília, recebeu a visita do filho Janderson Teodoro e do esposo José Wagner.

A psicóloga Larissa de Morais Ferreira explica que o hospital é visto como ambiente hostil, o paciente é obrigado a mudar sua rotina, perder sua autonomia, o que causa impacto em sua dinâmica individual e familiar. “O banho de sol proporciona um momento relaxante onde podem respirar ar puro, ver o céu, escutar os passarinhos sentindo uma brisa refrescante. Além de ser um momento que pode ser compartilhado com seus familiares”, disse.

A profissional destaca que os benefícios são muitos, como controle dos sintomas ansiosos, aumento na serotonina, trazendo influência positiva para continuar o processo de hospitalização. “Para nós da psicologia, é gratificante vê-los bem”, revelou. Pacientes e acompanhantes aprovam a ação. Beta Silva, que acompanha o irmão Ezequias Gomes da Silva, conta que o atendimento do Hugo é excelente. “O banho de sol é uma alternativa ótima , pois meu irmão tem muito tempo internado e pôde sair para ver o horizonte, receber ar puro. Foi muito bom”, afirmou.

Texto e foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde-GO