Atividade abordou os princípios físicos da ultrassonografia, a introdução ao ultrassom point-of-care (POCUS) e a inteligência artificial na prática médica

Os residentes médicos do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participaram de uma aula magna da clínica médica com o médico, pesquisador, e escritor Dr. Celmo Porto. A atividade abordou os princípios físicos da ultrassonografia, a introdução ao ultrassom point-of-care (POCUS) e a inteligência artificial na prática médica.

O coordenador da residência clínica do Hugo, Rafael Hoshino, explica que a aula foi uma introdução ao uso do POCUS na didática, como matéria obrigatória para os residentes de clínica médica e medicina intensiva, formalizando a abertura desse ensino na unidade de saúde.

Fernando Keller

De acordo com o Dr. Rafael Hoshino, o Dr. Celmo Porto, que é um dos maiores clínicos do Brasil, falou para os residentes do Hugo sobre os avanços da medicina. “Ele fez uma retrospectiva dos primórdios da medicina, abordando sobre a evolução da profissão, no decorrer do tempo, na parte tecnológica, métodos de avaliação do paciente até o momento atual, com o uso da inteligência artificial”, explicou.

O coordenador destaca que a aula magna foi essencial para os residentes terem uma visão global do quanto às evoluções têm agregado à medicina. “Mesmo com uso de tanta tecnologia não podemos deixar de olhar para trás e perceber a importância do básico bem feito, que é uma boa conversa frente a frente com o paciente”, afirmou.

Dr. Rafael revela ainda que o intuito da atividade também foi ressaltar a importância de formar médicos cada vez mais empáticos, profissionais que se importam com os pacientes.

Fonte: Diário da Manhã