Gesto de amor e empatia teve o intuito de proporcionar saúde e esperança a quem precisa

Voluntários do projeto Depressão tem cura, que atua aos domingos no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), realizaram mais um ato de amor pelos pacientes da unidade de saúde. No dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho, nove pessoas do grupo foram ao Hemocentro para doar sangue.

A coordenadora do Depressão Tem Cura, Raquel Albuquerque, conta que o gesto de amor e empatia teve o intuito de proporcionar saúde e esperança a quem precisa. “Uma bolsa de sangue consegue salvar até quatro vidas, acreditamos que solidariedade gera solidariedade, pois nunca sabemos se algum dia podemos está por detrás daquelas portas, esperamos que o nosso gesto conscientize, mais pessoas para essa ação de grande importância”, afirmou.

A voluntária destaca que o grupo é grato pela oportunidade que o hospital tem dado ao grupo. “Com o projeto no Hugo, podemos olhar além do problema físico do paciente, levando uma palavra de fé e força para recuperarem a razão de viver”, disse.

De acordo com a coordenadora da agência transfusional do Hugo, Daniella Fernanda Borges, a unidade adota, frequentemente, estratégias de captação de doadores de sangue por meio do comitê transfusional, em prol da conscientização dos pacientes, colaboradores, familiares e acompanhantes.

“A doação coletiva realizada pelo grupo Depressão Tem Cura, em 14 de junho, repercute positivamente, haja vista que o Hugo é o maior consumidor de sangue do Hemocentro- Go e precisa manter os estoques de sangue em quantidade suficiente para que não haja prejuízos à assistência dos pacientes internados”, frisou.

Como se tornar um doador de sangue?

É só procurar o Hemocentro de Goiás com seu documento oficial com foto e conferir se atende aos requisitos necessários para doar.

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Fonte: Diário da Manhã